quinta-feira, 23 de junho de 2011

Microsoft quer usar paredes como controle de videogame

Microsoft quer usar paredes como controle de videogame

O mecanismo tem uma sensibilidade suficiente
para identificar poses específicas, como colocar
a mão em uma parede.

Pesquisadores da Microsoft estão trabalhando em um sistema de controle que permite que cada superfície e cada cômodo de uma casa possam ser utilizados como painéis de controle para jogos de computador. Isso inclui paredes, portas, janelas, móveis, o piso e, se você conseguir alcançar, até mesmo o teto.
Sensor eletromagnético
Ao contrário do Kinect, que inclui uma câmera sofisticada dotada de um sensor de profundidade, o novo sistema usa uma tecnologia surpreendentemente simples. Todas as casas estão, por assim dizer, mergulhadas em um campo eletromagnético, criado pelos aparelhos elétricos e eletrônicos e pela fiação que distribui a eletricidade pelos cômodos. Os pesquisadores da empresa desenvolveram uma técnica que reconhece gestos simples monitorando a posição de uma pessoa em relação a este campo eletromagnético. Para isso, o jogador deve usar um sensor, que pode ser pendurado no pescoço ou no pulso.
O software de controle consegue rastrear cerca de 1.000 frequências diferentes captadas pelo sensor - e essas frequências variam de acordo com a posição do sensor e com a interação do corpo da pessoa com o campo eletromagnético. Os testes mostraram que o mecanismo tem uma sensibilidade suficiente para identificar poses específicas, como colocar a mão em uma parede.
Casas inteligentes
A ideia de usar a radiação eletromagnética gerada no interior das residências, e mesmo fora delas, não é nova, já sendo largamente considerada em projetos dentro do conceito de edifícios inteligentes. Além dos sensores de parede, pesquisadores já propuseram o uso da fiação como uma antena para a troca de dados dentro de uma casa inteligente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário